domingo, 27 de janeiro de 2013

Aos meus caros estranhos... Será pecado sobreviver? Creio ser isso que os sobreviventes ao incêndio da boate estão se perguntando. Foram eles os que viram amigos, colegas, vizinhos, conhecidos... caírem aos seus pés, mortos, e o fogo e a fumaça ameaçando suas vidas.
Pergunto-me o quanto estará devastado o coração dos sobrevivente e quão pior será quando a alegria de ter sobrevivido for confrontada com a tristeza dos que perderam seus entes queridos. Dor que não sei se poderia ter sido evitada (ninguém sabe ao certo), mas poderia ter sido minimizada com a obediência aos procedimentos de segurança, (talvez) um maior cuidado dos organizadores, maior preparo da equipe de apoio. Muito poderia ter sido feito, todavia a triste realidade é que a verdade é triste, pois nada mais pode ser feito pelas vítimas da tragédia, nada amenizará a dor dos que ficaram.
Gostaria mesmo é que algo fosse feito para que catástrofes como essa fossem evitadas, que os órgãos fiscalizadores fizessem seu trabalho, que as pessoas cobrassem dos responsáveis, pois eles existem mesmo que indiretamente. E não somos todos nós um pouco responsáveis? Devido a nossa conivência com a hipocrisia e a roubalheira, devido aos pequenos delitos cometidos diariamente...
Escrevo apenas para compartilhar minha dor e revolta contra o que houve, mesmo sabendo que elas são pequenas quando comparadas as daqueles agora assolados pelo pesar e saudade dos que partiram.
Olhando para o céu, sinto apenas que todos temos a nossa parcela de culpa pela alegria daquelas pessoas, em sua maioria jovens com sonhos e esperanças, ter sido consumida pelo fogo e pela fumaça.
Hoje esse Coração Clandestino está em luto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário