segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Educação sentimental


Aos meus caros estranhos...
Quando saímos da faculdade somos chamados de "formados"... aparentemente as pessoas nos consideram seres diferentes a partir desse momento tão importante e único em nossas vidas, mas o que será mesmo esse "formados" que tanto dizem? Será que eles acham que o diploma nos define como prontos para a vida ou nos tornam apenas formados disformes?
Podemos ser FORMADOS - como eles dizem - nas mais diversas profissões, engenheiros, advogados, médicos... mas e como seres humanos? Será que os inúmeros anos de estudo nos tornam mais aptos como aquilo que somos por debaixo da farda que vestimos? Será que a universidade, a escola ou qualquer dessas instituições que dizem nos formar nos dá toda a bagagem de educação sentimental da qual precisamos? Sim, você não leu errado, eu falei educação sentimental... Penso nisso quando me deparo com alarmantes índices que apontam a depressão como principal doença desse século, penso quando me deparo com crianças tomando anti-depressivos e outros tipos de drogas.
Gostaria que nas escolas fosse ensinada a educação sentimental da qual tanto precisamos para melhor lidar com nossas dores, nossos medos, para sermos mais fortes a partir deles, para enxergarmos o quanto somos pequenos e infinitamente grandes diante do mundo e da vida. Uma aula na qual o respeito fosse ensinado e as paredes sociais um pouco derrubadas, a fim de melhor conhecermos a nós mesmo.
Talvez a vida, esse grande espetáculo, seja responsável por esse aprendizado, mas todos nós somos. Vivemos nesse mundo, nesse momento, juntos e creio não ser a toa...

                                                Da sua amiga, Sophie

Nenhum comentário:

Postar um comentário